O exame deu positivo, e o nenê está chegando: é hora de pensar no enxoval de bebe! As opções são variadas, tanto para meninos como para meninas. Algumas listas de enxoval são maiores, e outras menores, mas tudo vai depender dos itens que você considerar indispensáveis. Nem tudo é necessário, mas determinados itens são essenciais para receber o bebê com bastante conforto e aconchego. Quando você começar a pesquisar e olhar o enxoval de bebe, uma coisa importante a considerar é a época em que ele vai chegar: será no tempo do calor ou em dias com temperaturas tradicionalmente mais baixas? Caso seu bebê nascer quando os dias são mais quentes, é desnecessário comprar muitos edredons, cobertores ou mantas. Se o nenê nascer durante os dias de inverno, lembre-se que eles são bem mais sensíveis em relação aos adultos, e por isso é necessário atenção especial para protegê-los contra o frio. Sapatinhos, toquinhas, meias e luvas são itens fundamentais para aquecer o recém-nascido. O enxoval de bebe escolhido deve ser escolhido com carinho e cuidado.

Algumas dicas para comprar o enxoval de bebe

Compre as roupinhas e os itens do enxoval de bebe progressivamente, isto é, pouco a pouco. Não é primordial comprar tudo de uma só vez, e  provavelmente você poderá ganhar várias peças do enxoval de bebe por meio dos parentes e amigos. Como já falamos em um dos artigos aqui no site, os bebês crescem rápido e podem perder algumas roupas em pouco tempo. É importante que todas as roupinhas do bebê sejam confeccionadas em 100% algodão, de preferência. Prefira os tecidos de algodão respirável, pois eles mantém o bebê fresquinho no verão e protegem com eficiência no inverno. Evite deixar as roupas no enxague para deixá-las perfumadas, pois o nenê pode ter alergia. Escolha as roupas que podem ser lavadas, sem exceção, com sabão de coco ou neutro. Se possível, faça questão de que todo o enxoval de bebe seja constituído de materiais anti-alérgicos.

Não deixe o enxoval de bebe para a última hora

Evite deixar para providenciar o enxoval de bebe no final da sua gestação. Nas últimas semanas, seu cansaço irá aumentar, você enfrentará alguma indisposição e ocasionalmente terá dores nas pernas e nas costas, além de estar atarefada com outras obrigações, deveres domésticos e compromissos pessoais. Por essa razão, comece a montar o enxoval de seu bebe assim que for possível, ainda nas primeiras semanas de gravidez, logo após você ter conhecimento de que será mamãe em breve.

Procure não vestir qualquer roupa em seu bebê antes de garantir que a roupinha está lavada e foi passada. Não se deixe enganar pelo fato da roupa ser novinha e por que, aparentemente, ela está limpa. As roupas passam por muitas mãos e lugares que não podemos imaginar, e eventualmente ela esteve em contato com bactérias e outros micro-organismos potencialmente prejudicais para o bebê. Lembre-se que o enxoval de bebe contém vários materiais diferentes, provenientes de diversos fabricantes e lojas.

É essencial passar as roupas, pois o calor do ferro irá remover todas as impurezas. Colocar as roupas expostas ao sol também irá contribuir para eliminar fungos e outras sujeiras invisíveis a olho nu. Sejamos precavidos, tendo igualmente este cuidado com todas as peças do enxoval de bebe.