Como afinar violão guitarras e ukelele com app Grátis

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns músicos já sabem como afinar violão contando com a ajuda da tecnologia, em vez de usar a sensibilidade do ouvido. Com o app, basta tocar uma corda e apertar ou afrouxar conforme a indicação.

O Afinador Cifra Club faz do trabalho de afinar o violão uma tarefa muito simples; além do violão, afine também sua guitarra, baixo, cavaquinho, violino, viola, violoncelo ou qualquer outro instrumento de corda.

O app reconhece as notas rapidamente com impressionante e excelente calibragem no marcador que está na parte inferior da tela. Por isso, afinadores digitais são ótimos, e todos os músicos sabem disso e não deixam de usar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como se todos esses recursos já não fossem suficientes, também torna a experiência mais chamativa e didática quando o marcador anuncia vermelho como “não afinado” e verde, “afinado”. Mas não é só isso.

Dentro do aplicativo também há jogos para treinar o ouvido por nota, por acorde, por intervalo e, obviamente, sua função principal que é afinar o violão. Isso pode ajudar muitos iniciantes que estão aprendendo a afinar.

Caso tenha problemas com o áudio tente captar só o som do violão, fique em um lugar mais silêncioso que capta o som melhor. Mantenha seu violão sempre afinado e acostume-se com o som correto das cordas!

Esses aplicativos estão disponíveis tanto para iOS como também para Android, e alguns deles possuem versões gratuitas com várias funções importantes. Ainda mais, há também versões em que com um valor muito pequeno é possível ter mais recursos profissionais de afinação.

Se você precisa afinar o violão e seus ouvidos não estão em plenas condições por algum problema de sensibilidade, daí a importância do app para afinar violão.

Como afinar violão
Como afinar violão – Fonte: Canva PRO + Google

Por que um app para afinar violão é tão importante para os músicos?

Outra situação em que o app de afinação de instrumentos musicais mostra seu valor é quando o músico têm que afinar o violão em um ambiente onde ele não têm condições sonoras favoráveis – como em um ambiente um pouco barulhento ou agitado, por exemplo.

Assim, afinar o violão com o app proporciona um ajuste fino e preciso da afinação mesmo quando as condições do ambiente não se mostram totalmente adequadas do ponto de vista da acústica.

Então, tenha sempre consigo um destes apps para usá-lo quando for necessário.

Para quem precisa de um afinador digital, ou para quem quer uma ferramenta de afinação precisa, vamos listar 6 ótimos aplicativos para usar agora.

Afinador Cifra Club

Este aplicativo é ótimo para afinar qualquer instrumento de cordas, incluindo violão, violino, violoncelo, banjo, baixo e até ukulele.

Antes de tudo, ele oferece um afinador cromático e um afinador corda a corda, que pode afinar o instrumento fazendo pequenos ajustes nas cordas.

Assim, prossiga fazendo o ajuste até que o ponteiro fique no centro em verde (neste ponto o tom desejado estará perfeito quando a afinação estiver nas condições desejadas). Se o usuário quiser manter o tom atual, basta apertar até chegar no tom verde.

Já o tom vermelho indica que você precisa afrouxar as cravelhas. Por outro lado, enquanto for necessário apertar um pouco mais, a tonalidade permanecerá laranja.

O Afinador Cifra Club é uma das ferramentas mais populares entre os músicos que buscam afinar violão com precisão.

Sua interface intuitiva torna fácil não só afinar um violão, mas também outros instrumentos de corda como guitarra e até o delicado Ukelele.

Como afinar violão com GuitarTuna

GuitarTuna é um aplicativo que pode afinar vários instrumentos, como baixo, guitarra, ukulele e muito mais. Possui uma interface intuitiva e opções para usuários iniciantes e experientes (Modo Automático para iniciantes, precisão profissional para usuários experientes no menu de configurações).

O metrônomo dentro do aplicativo permite definir o tempo e alterar o número de batidas por minuto, e há um jogo de aprendizado de acordes, juntamente com uma biblioteca de acordes e também quatro canções com as respectivas tablaturas. Aliás, é muito importante aprender a ler tablatura.

Além disso, o GuitarTuna tem mais de 100 afinações, incluindo afinação padrão, afinação drop-D, meios-tons baixos, afinações de doze cordas e muito mais. A ótima notícia é que o GuitarTuna está disponível tanto para Android como também para iOS.

GuitarTuna tem conquistado espaço no mundo da música, especialmente entre aqueles que buscam afinar violão de forma rápida e eficiente. O aplicativo, com seu design atraente, oferece uma abordagem moderna para a tradicional tarefa de afinação, cobrindo não só o violão, mas também a guitarra e o Ukelele.

Afinador e Metrônomo

O aplicativo é fácil de usar, sobretudo pelo fato de que com um único toque, o usuário pode iniciar/parar o metrônomo, selecionar diferentes combinações de som/luz/vibração, escolher diferentes padrões e até gravar sua música. De fato, esse é um dos apps mais recheados de recursos.

O app também possui um afinador com dois modos: um afinador cromático que mede a frequência e intensidade do som, e um modo diapasão. O metrônomo intermitente é ótimo para momentos em que o ruído externo pode dificultar a audição do instrumento ou do áudio do aplicativo.

No app você têm a opção de seguir as batidas dos flashes de luz, que foi pensado para ajudar justamente nas condições em que o barulho do ambiente pode atrapalhar.

Juntando duas ferramentas essenciais para qualquer músico, o Afinador e Metrônomo é perfeito para quem deseja afinar violão e manter o ritmo perfeito. Independentemente de você estar tocando guitarra ou praticando no seu Ukelele, a combinação de um afinador com um metrônomo é inestimável.

Afinador de Guitarra e Violão

Para aqueles que transitam entre os acordes suaves do violão e as notas vibrantes da guitarra, o Afinador de Guitarra e Violão é a escolha perfeita. Ele captura as especificidades de ambos os instrumentos, garantindo que você possa afinar guitarra e violão com a mesma precisão e confiança.

A guitarra, com suas variantes elétricas e acústicas, exige um nível de precisão distinto. Com o Afinador de Guitarra e Violão, não só é possível afinar guitarra com facilidade, mas também entender as nuances que diferenciam cada tipo deste instrumento tão amado.

O violão, seja ele clássico ou folk, tem seu próprio charme e desafios na hora de afinar. O afinador, pensado para abraçar todas as necessidades de quem quer afinar violão, torna a experiência simples e direta, permitindo mais tempo para a prática e a performance.

O aplicativo Afinador de Guitarra e Violão é ótimo para músicos que querem aprender novos acordes ou afinar seus instrumentos (violões, guitarras elétricas, banjos, baixos, ukuleles, violinos e violoncelos). O aplicativo foi feito por músicos profissionais e possui um afinador para diversos instrumentos de cordas.

Afinador de Violão Iniciantes

Se você é um músico que está começando praticamente agora ou até mesmo que pretende começar a estudar música ou apenas tocar o violão para o seu próprio deleite ou em uma situação casual com os amigos, então esse app pode ser perfeito para você devido aos vários recursos simples que ele têm.

Entrar no mundo da música pode ser um desafio, especialmente quando se trata de entender como afinar violão adequadamente. Pensando nisso, o Afinador de Violão Iniciantes foi desenvolvido para guiar aqueles que estão dando seus primeiros passos no universo das cordas.

Com uma interface amigável e instruções claras, este afinador se torna a escolha ideal para quem está começando. Ele não só ajuda a afinar guitarra e violão, mas também fornece dicas valiosas sobre a manutenção e cuidado destes instrumentos.

Afinar violão fácil com CF Tune – Afinador Cromático

CF Tune – Afinador Cromático eleva a experiência de afinar violão a um novo patamar. Sua tecnologia avançada detecta as nuances mais sutis em qualquer instrumento de corda, seja ele uma guitarra elétrica ou um delicado Ukelele.

Uma das maiores vantagens do CF Tune é sua capacidade de adaptar-se a diferentes ambientes e estilos de instrumentos. Quer você esteja buscando afinar guitarra em um estúdio de gravação ou no conforto de sua casa, este afinador garante resultados precisos em todas as situações.

E não podemos esquecer do Ukelele, que, com sua sonoridade única, requer atenção especial na hora da afinação. O CF Tune, com sua tecnologia cromática, identifica e ajuda a corrigir até os desvios mais sutis, garantindo que seu Ukelele soe perfeitamente em cada acorde.