Como afinar violão com app

Continua Depois da Publicidade

Alguns músicos já sabem como afinar violão contando com a ajuda da tecnologia, em vez de usar a sensibilidade do ouvido. Afinadores eletrônicos são ferramentas úteis, e todos os músicos sabem disso. Eles auxiliar para alcançar uma afinação quase perfeita.

Esses aplicativos estão disponíveis tanto para iOS como também para Android, e alguns deles possuem versões gratuitas com várias funções importantes. Ainda mais, há também versões em que com um valor muito pequeno é possível contar com mais recursos avançados de afinação.

Se você precisa afinar o violão e seus ouvidos não estão em plenas condições por algum problema de sensibilidade, daí a importância do app para afinar violão. Isso é essencial nas horas em que nossos ouvidos precisam de um tempo para se recuperar.

Continua Depois da Publicidade

Outra situação em que o app de afinação de instrumentos musicais mostra seu valor é quando o músico têm que afinar o violão em um ambiente onde ele não têm condições sonoras favoráveis – como em um ambiente um pouco barulhento ou agitado, por exemplo.

Assim, afinar o violão com o app proporciona um ajuste fino e preciso da afinação mesmo quando as condições do ambiente não se mostram totalmente adequadas do ponto de vista da acústica. Então, tenha sempre consigo um destes apps para usá-lo quando for necessário.

Para quem precisa de um afinador digital, ou para quem quer uma ferramenta de afinação precisa, vamos listar 6 ótimos aplicativos para usar agora.

Como afinar violão
Como afinar violão – Fonte: Canva PRO + Google

Afinador Cifra Club

Este aplicativo é ótimo para afinar qualquer instrumento de cordas, incluindo violão, violino, violoncelo, banjo, baixo e até ukulele. Ele oferece um afinador cromático e um afinador corda a corda, que pode afinar o instrumento fazendo pequenos ajustes nas cordas.

Assim, prossiga fazendo o ajuste até que o ponteiro fique centralizado em verde (neste ponto o tom desejado será alcançado quando a afinação estiver nas condições desejadas). Se o usuário quiser manter o tom atual, basta apertar até chegar no tom verde.

Continua Depois da Publicidade

Já o tom vermelho indica que as cravelhas precisam ser afrouxadas. Por outro lado, enquanto for necessário apertar um pouco mais, a tonalidade permanecerá laranja. Uma explicação mais completa é oferecida pelo afinador corda a corda, que indica o que precisa ser feito.

Como afinar violão com GuitarTuna

GuitarTuna é um aplicativo que pode afinar vários instrumentos, como baixo, guitarra, ukulele e muito mais. Possui uma interface intuitiva e opções para usuários iniciantes e experientes (Modo Automático para iniciantes, precisão profissional para usuários experientes no menu de configurações).

O metrônomo dentro do aplicativo permite definir o tempo e alterar o número de batidas por minuto, e há um jogo de aprendizado de acordes, juntamente com uma biblioteca de acordes e também quatro canções com as respectivas tablaturas. Aliás, é muito importante aprender a ler tablatura.

Além disso, o GuitarTuna tem mais de 100 afinações, incluindo afinação padrão, afinação drop-D, meios-tons baixos, afinações de doze cordas e muito mais. A ótima notícia é que o GuitarTuna está disponível tanto para Android como também para iOS.

Afinador e Metrônomo

O aplicativo é fácil de usar, sobretudo pelo fato de que com um único toque, o usuário pode iniciar/parar o metrônomo, selecionar diferentes combinações de som/luz/vibração, escolher diferentes padrões e até gravar sua música. De fato, esse é um dos apps mais recheados de recursos.

O app também possui um afinador com dois modos: um afinador cromático que mede a frequência e intensidade do som, e um modo diapasão. O metrônomo intermitente é ótimo para momentos em que o ruído externo pode dificultar a audição do instrumento ou do áudio do aplicativo.

Continua Depois da Publicidade

No app você têm a opção de seguir as batidas dos flashes de luz, que foi pensado para ajudar justamente nas condições em que o barulho do ambiente pode atrapalhar. Isto é simplesmente sensacional pois conduz os passos da afinação de uma forma muito envolvente e dinâmica.

O Afinador e Metrônomo possui compatibilidade muitos outros instrumentos, a saber, guitarra, piano, ukulele, bandolim, violino, violoncelo, viola, baixo, flauta, gaita e outros instrumentos transpostos, como clarinete, trompa, saxofone, flautim e muito mais. O app é compatível com iOS e também Android.

Afinador de Guitarra e Violão

O aplicativo Afinador de Guitarra e Violão é ótimo para músicos que querem aprender novos acordes ou afinar seus instrumentos (violões, guitarras elétricas, banjos, baixos, ukuleles, violinos e violoncelos). O aplicativo foi feito por músicos profissionais e possui um afinador para diversos instrumentos de cordas.

Além dos modos de afinação padrão, Tune Guard™ e afinações populares (6 e 12 cordas), o aplicativo também apresenta jogos que são úteis para iniciantes e músicos experientes aprenderem a tocar seu instrumento, com opções de games para os músicos travarem competições entre si.

No mais, o app possui recursos para a prática das habilidades no toque do violão, estimulando que o músico sempre busque pontuações cada vez mais altas como forma de melhorar a reprodução do som. O app Afinador de Guitarra e Violão está disponível apenas para dispositivos iOS.

Afinador de Violão Iniciantes

Se você é um músico que está começando praticamente agora ou até mesmo que pretende começar a estudar música ou apenas tocar o violão para o seu próprio deleite ou em uma situação casual com os amigos, então esse app pode ser perfeito para você devido aos vários recursos simples que ele têm.

Com um afinador fácil de usar, o Afinador de Violão Iniciantes é ótimo para iniciantes no mundo da música, bem como músicos experientes. O aplicativo pode afinar uma guitarra, bem como acessar 1300 acordes diferentes na biblioteca de acordes. É um acervo simplesmente fenomenal.

Por causa disso, o Afinador de Violão Iniciantes rapidamente tornou-se o aplicativo de música nº 1 em mais de 10 países distintos, o que definitivamente é uma proeza raramente alcançada por outros apps. Mas, para a frustração dos usuários de Android, o app está disponível apenas para celulares com iOS.

Afinar violão fácil com CF Tune – Afinador Cromático

Este aplicativo é ótimo para afinar instrumentos de cordas, incluindo violão, baixo, violino, ukulele e muito mais. O CF Tune possui um afinador multi-sintonizador, bem como modo de afinação de instrumentos de sopro e modo de afinação de instrumento específico.

O aplicativo também possui um gerador de tons, um metrônomo e outros recursos úteis para músicos iniciantes e experientes. Todavia, este app está disponível apenas para os sortudos proprietários de celulares iOS. Para os donos de Android, a solução é utilizar uma das opções citadas anteriormente.

Como afinar violão e também aprender a tocar

Imagine se além de poder afinar violão com ajuda de um app você também tiver a oportunidade de aprender a tocar violão em casa, perfeitamente, aprendendo tal como se estivesse contando com a ajuda de um instrutor? É isso que você poderá conseguir com um app para tocar violão em casa.

Afinal, gostou desse conteúdo? Se você curtiu então compartilhe também com seus amigos e em seus grupos das redes sociais para que mais pessoas saibam como afinar violão e também aprender a tocar violão no conforto de casa sem preocupação. Um abraço e até à próxima!

Continua Depois da Publicidade