Como fazer enquete no Whatsapp normal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em primeiro lugar, a maioria dos sites só ensina a fazer enquete no Whatsapp Business mas quase ninguém mostra como fazer enquete no Whatsapp normal. Por isso, você vi ver agora 5 maneiras de criar uma enquete no seu Whatsapp pessoal de um jeito bem fácil.

Certamente que existem muitos aplicativos e sites que permitem enviar enquetes no WhatsApp. Ao contrário do Instagram Stories, não há ferramenta de perguntas nativo do aplicativo WhatsApp. No entanto, é possível enviar links das enquetes para outros usuários em formato de mensagem.

Ou seja, os seus contatos vão clicar no link da enquete que você irá encaminhar para eles, e então eles irão clicar nesses links. A partir daí, as pessoas irão entrar na enquete que você criou e todas as respostas ficarão registradas para você visualizar quando quiser.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muitos aplicativos e sites de navegadores se propõe a criar enquetes no WhatsApp, mas selecionamos apenas 5 que consideramos os mais fáceis, e além disso, tanto o Android quanto o iOS têm seu aplicativo e permite que você faça pesquisas gratuitas.

Portanto, vejamos agora quais os apps que você instalar no seu celular para fazer as enquetes e enviar pelo Whatsapp, e também outras formas de criar suas enquetes sem precisar instalar nada no celular e assim economizar a memória do seu aparelho.

Como fazer enquete para Whatsapp
Como fazer enquete para Whatsapp – Fonte: Canva PRO – Google

Como fazer enquete no Whatsapp – Usando apps

Google Forms Web

O Google Forms (ferramenta da web online) permite que você crie enquetes e pesquisas gratuitamente. Você pode adicionar imagens e vídeos às suas perguntas de pesquisa, e a ferramenta está disponível por meio do navegador da web. Você pode usar o Google Forms para criar vários modelos de pesquisa.

Há modelos para pesquisas pessoais e outros para organizações empresariais, onde os funcionários podem acessar seus e-mails do GSuite. Além disso, no GForms, você pode criar vários modelos de pesquisa com base nos dados que quer mostrar: resultados, classificações, perguntas, datas ou até combinações deles.

Depois de selecionar o modelo que deseja usar, basta substituir as informações no modelo pelas suas próprias e, em seguida, vincular sua enquete no WhatsApp copiando e colando o link em sua conversa. Ou seja, você ganha um tempo razoável ao trabalhar dessa maneira.

Para criar uma enquete no WhatsApp, os usuários podem acessar o ícone de três pontinhos no canto superior direito do aplicativo e selecionar Nova Transmissão e em seguida, escolha todos os contatos para os quais deseja enviar o link sem precisar abrir cada conversa.

TestMoz Web

Enfim, falaremos sobre esse criador de enquetes muito versátil e que funciona sem a necessidade de baixar ou instalar nada em seu celular. Os usuários podem criar uma enquete gratuita com o TestMoz, que não requer registro e o acesso é online. O site oferece quatro tipos de perguntas diferentes.

Ao acessar o site, crie um nome de usuário e senha e clique em “Create Test” (Criar teste, em Português). O site é todo em inglês, mas vale a pena usar uma extensão do tradutor para entender todas as suas funcionalidades. O Google Translator faz isso. O envio do link ocorre por mensagem no WhatsApp.

SurveyMonkey – Para Android e IOS

O SurveyMonkey é outra opção de pesquisa quase tão popular quanto o Google Forms. Algumas das funções estão disponíveis apenas na versão paga, mas ela permite que você veja em tempo real o percentual de respostas em sua enquete e faça análises com base nos filtros que você utilizou.

A pesquisa pode ser configurada para ter uma introdução, determinar quantas perguntas serão mostradas em cada página, como será a tela final e quem terá acesso à pesquisa. Ou seja, são recursos bem legais e que podem dar um olhar mais interessante à enquete perante o seu público.

Como fazer enquete no Whatsapp em Português com Pollie

Pollie é um aplicativo que permite aos usuários enviar enquetes no WhatsApp em português do Brasil. Aliás, essa é a grande vantagem do app, pois é um dos poucos que têm como opção o nosso idioma. Porém, nada impede de você usar um app em inglês pois hoje em dia existe o Google Translator.

Os usuários podem adicionar imagens a cada opção na enquete e definir um limite de tempo para o fechamento da enquete. O aplicativo é gratuito e envia pesquisas como texto para as pessoas, com links para as respostas.

Finalmente, para compartilhar a enquete no WhatsApp, basta tocar no ícone de compartilhamento no canto superior direito da tela. Logo o sistema abrirá o item para você tocar e enviar sua enquete para contatos e grupos do Whatsapp.

SoGoSurvey

O SoGoSurvey é um app muito completo para fazer enquetes no WhatsApp e que oferece modelos para quatro categorias diferentes: Clientes, Funcionários, Eventos e Treinamento/Desenvolvimento Profissional. Basta tocar no ícone + no canto inferior direito da tela e escolher SoGoSurvey.

Dentro do aplicativo, os usuários podem adicionar imagens, checklists, rankings e outras ferramentas. Esse app é talvez a melhor escolha se você gosta de dar bastante detalhes visuais e outros tipos de atrativos gráficos que podem agradar o seu público ou seus contatos.

Afinal, qual é o nosso veredito?

Por tudo o que analisamos e vendo o que cada um desses apps podem fazer, nas versões paga e gratuita, chegamos à conclusão de que o Google Forms nos dá o jeito mais simples e rápido para fazer enquete no Whatsapp. Além de tudo, ele é gratuito.

Você também pode gostar de saber

Aplicativos gratuitos para limpar celular

Aplicativo de identidade digital – Como baixar e utilizar

Conheça o melhor app de figurinhas para Whatsapp

Qual você acha que é o melhor app para criar enquetes no Whatsapp? Conte-nos nos comentários e envie-nos a sua opinião e qual foi a sua experiência ao utilizar um desses apps de enquete. Um abraço e até o próximo artigo!