Como ser mais produtivo – É isso que profissionais fazem

Continua Depois da Publicidade

Certamente que todo profissional que está procurando como ser mais produtivo também busca evoluir na carreira. Afinal, a saúde de uma empresa depende da produtividade de seus funcionários, e é por isso que todos os empreendedores precisam cuidar de muitas coisas todos os dias com foco em manter a empresa em seu pleno potencial.

Fazer tudo rapidamente é importante, mas você precisa garantir que sua grande ideia não se perca no caos da vida cotidiana. Como você pode acompanhar e gerenciar todas as suas ideias, sem que elas percam-se em um mar desorganizado e caótico? Há meios de prevenir isso.

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo é diferente de produtividade. Ambos são necessários no trabalho diário e na vida pessoal. O segredo é fazer as coisas certos no momento certo. Só para exemplificar, o diário é uma das ferramentas de produtividade mais utilizadas pelos empreendedores.

Continua Depois da Publicidade

Aliás, por incrível que pareça, a agenda tradicional ainda é essencial no dia a dia de muita gente. A versão em papel é um exemplo da agenda tradicional, assim como as versões digitais. Ou seja, o importante é ter tempo alocado para cada tarefa, para que a produtividade possa ser mantida.

Antes de falarmos sobre algumas ferramentas, vamos abordar uma técnica ou espécie de filosofia muito simples porém altamente eficaz. Ela baseia-se em fazer o que é urgente e importante primeiro, e o restante é agendando ou gerenciado para ser feito no momento certo. Estamos falando da Matriz de Eisenhower.

Como ser mais produtivo
Como ser mais produtivo – Fonte: Canva + Google

Como ser mais produtivo com a Matriz de Eisenhower

O presidente dos EUA Dwight Eisenhower construiu a ferramenta chamada de Matriz de Eisenhower, na década de 1950. Embora Eisenhower tivesse uma agenda lotada, muitas pessoas o notaram por sua capacidade de fazer muito. O presidente usou uma ferramenta antes denominada de Matriz do Tempo.

A Matriz de Eisenhower distingue as tarefas em 4 grupos: 1) Tarefas urgentes e importantes, 2) Tarefas urgentes mas não importantes, 3) Tarefas não urgentes mas importantes, 4) Tarefas não urgentes e que não são importantes. Portanto, as tarefas recebem atenção conforme essas categorias de prioridade.

Anos depois de deixar o cargo, o ex-presidente desenvolveu um método para descobrir o que é realmente importante, que mais tarde foi discutido no livro de Stephen Covey – Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. A Matriz de Einsehower é uma ferramenta simples e que funciona muito bem

Continua Depois da Publicidade

Melhores ferramentas para produtividade

Não há como ser mais produtivo sem fazer isso primeiro

Em primeiro lugar, se você quer ser de fato mais produtivo então precisa aplicar hoje uma coisa chamada foco. Os seres humanos, particularmente os homens, são mais produtivos quando fazem uma coisa por vez. Em geral, as pessoas não são multi-tarefas. Ou seja, se fazemos uma coisa, deixamos outra de lado.

Portanto, desconecte-se de tudo aquilo que pode te causar alguma distração. Ao começar alguma tarefa, encerre todas as conversas paralelas e tente organizar o ambiente para que ele seja o mais calmo possível. Nesse ponto, vale colocar uma música para trabalhar ou estudar.

Há músicas que podem auxiliar o cérebro para exercer atividades que exigem concentração de um modo mais eficiente. Procure no Youtube por “músicas para estudar”, ou “músicas para trabalhar” e você verá várias opções, em geral músicas clássicas. Esse tipo de som pode ajudar a aumentar a produtividade.

Hoje, não faltam ferramentas e aplicativos de produtividade que ajudam as pessoas a serem mais produtivas no trabalho e em casa. Por isso, selecionamos à dedo 10 ferramentas ajudam a melhorar a produtividade e que irão lhe apoiar na hora de fazer mais com maior eficiência. Na verdade, são 11 ferramentas no total pois já falamos da Matriz de Eisenhower anteriormente.

Pomodoro

Muitas pessoas pesquisam no Google para encontrar maneiras de melhorar sua produtividade na prática. A Técnica Pomodoro é um dos métodos mais conhecidos. A técnica Pomodoro é um método de produtividade que ajuda as pessoas a fazer mais coisas em menos tempo.

Nos anos 80, o italiano Francesco Cirillo criou esse método para ajudar as pessoas a serem mais produtivas e evitar a procrastinação. Usando um cronômetro, o trabalho é dividido em partes de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos entre eles. Aliás, essa técnica assume que fazer muitas pausas pode torná-lo mais alerta mentalmente.

Continua Depois da Publicidade

Existem muitos aplicativos para celular e computador, que ajudarão você a criar sua lista de tarefas a cada dia e usar a Técnica Pomodoro para aumentar sua produtividade. Para dispositivos Apple, tanto no desktop quanto no celular, você pode baixar o Be Focused.

Se você possui um celular Android ou outro dispositivo que utiliza o sistema operacional Android, baixe o Focos To-Do. Além disso, o Google Chrome possui uma extensão chamada Marinara que pode melhorar sua produtividade em qualquer computador.

Como ser mais produtivo com Evernote

Muitos empreendedores adoram usar este app. Afinal, é o escritório moderno para sua vida profissional, como se costuma dizer. O Evernote permite que você salve coisas interessantes que encontrar na internet, acompanhe uma tarefa e faça anotações em um único aplicativo.

Seu calendário e informações de contato serão sincronizados automaticamente para que você possa vê-los em qualquer lugar: em seu telefone ou computador. É um dos pontos altos da ferramenta. O Evernote é um aplicativo que permite sincronização gratuita em até 2 dispositivos, na versão básica.

Pocket

Pocket é um aplicativo que salva artigos online para ler mais tarde. Funciona como se você tivesse os materiais no bolso. Você pode salvar vídeos e artigos no Pocket. O aplicativo está disponível em muitos dispositivos e plataformas, como Windows, Mac, iOS e Android.

Em qualquer dispositivo (computador, tablet ou celular), se você salvar algo no Pocket, a lista de conteúdo ficará visível. Você pode assistir enquanto espera na fila, aguardando sua entrada na consulta ao médico, sentado no sofá ou até mesmo indo de ônibus para o trabalho ou a caminho de lá.

Em outras palavras, esse app é ótimo para quem não ficar dependendo de rede Wifi e às vezes o sinal está muito ruim ou nem mesmo existe, e aí é só abrir o app para ler o seu conteúdo. O Pocket está disponível em todos os principais dispositivos e sistemas operacionais. Há também um plano gratuito, bem como um Premium.

MidNode

Em primeiro lugar, o que esse app faz é trabalhar com mapas mentais. Um mapa mental é uma representação visual de ideias, começando com um pensamento central e expandindo a partir dele. Portanto, o MindNode permite que você desenhe suas ideias com clareza e conecte processos e hierarquias.

Existem dois planos disponíveis para MindNode: Free Editor e Plus. O plano Free Editor é gratuito e o plano Plus requer um pagamento. Há apenas uma ressalva em relação a este app que é o fato de que ele é compatível somente com dispositivos Apple.

Cold Turkey

Quem nunca abriu apps ou o Whatsapp para dar uma olhada nas últimas notícias, ver memes ou aquele vídeo viral, bem no meio do trabalho? Ao bloquear sites, jogos e aplicativos que tiram seu tempo livre, você pode aumentar sua produtividade e recuperar seu tempo livre. O programa chama-se Cold Turkey.

Apenas Cold Turkey Blocker permite bloquear aplicativos em seu telefone, de acordo com a ferramenta. Você pode usá-lo para se bloquear por um determinado período de tempo todos os dias, até que um computador seja desligado ou até que você insira um determinado número de palavras.

A versão paga desta ferramenta oferece recursos extras, como bloqueio de programas em seu computador e diferentes calendários que determinam quando ocorrerão seus bloqueios de produtividade. É uma ferramenta gratuita, mas ela não possui esses recursos adicionais..

Como ser mais produtivo com o Trello

O Trello ajuda você a organizar seus projetos e a acompanhar as coisas em que está trabalhando, tanto para uso pessoal quanto no trabalho. Se você está trabalhando com outras pessoas, o Trello é uma ótima ferramenta. O Trello permite criar quadros para cada processo, criar cartões para cada tarefa e definir prazos e notificações.

Se você estiver trabalhando em um projeto com sua equipe, poderá fazer listas de verificação e acompanhar o que cada pessoa está fazendo na lista de verificação. Você pode acessar o site em seu computador ou dispositivo móvel, ou instalar seus aplicativos. Você também pode acessar o site em seu navegador, não importa onde esteja.

Video Speed Controller

O Video Speed ​​Controller é uma ferramenta maravilhosa para produtividade, pois muitos sites de vídeo ainda não possuem o recurso nativamente e precisam ser acelerados. Esta extensão do Google Chrome permite acelerar a taxa de reprodução de qualquer vídeo na internet.

Em outras palavras, esta extensão permite que você assista a uma aula de 1 hora em 30 minutos. Mas aqui vale um conselho: não acelere o vídeo se o conteúdo transmitido for apresentado por alguém que fala rápido demais. Ou seja, para alguém que fala muito devagar, a ferramenta é maravilhosa.

News Feed Eradicaator for Facebook

O Facebook pode ser incrivelmente viciante e, se nos perdermos em inúmeras postagens e informações, perderíamos horas de produtividade. Assim como na época do Orkut, a maioria das pessoas adora o Facebook, mas também sabemos que temos que ter cuidado para não gastar muito tempo nele.

Além disso, todos nós sabemos que não têm como ser mais produtivo se pararmos várias vezes ao dia para dar aquela olhadinha nas redes sociais, nas notícias do dia ou nas correntes com piadas que os amigos enviam uns para os outros. Portanto, bom senso é a palavra-chave para produtividade em alto nível.

Para eliminar a confusão de feeds no Facebook, muitas pessoas usam o News Feed Eradicator for Facebook, que é uma extensão que pode ser instalada no seu PC usando o Google Chrome. O aplicativo bloqueia suas postagens do Facebook na linha do tempo, para que não fiquem visíveis naquele momento.

Google Workspace

O Google oferece ferramentas de gerenciamento de negócios que não deixam nada a desejar para nenhuma outra ferramenta ou aplicativo existente no mercado desse segmento. Usando só a sua conta no Google, todas as ferramentas estão conectadas, o que ajuda as pessoas a serem mais produtivas no trabalho.

Provavelmente, o Google seja mais conhecido pela sua ferramenta de busca e pelo GMail. Todavia, existem muitos outros recursos disponíveis na nuvem, como planilhas, calendário, disco rígido virtual, ferramentas para colaboração em documentos e videoconferência.

Ou seja, é um pacote rico e abrangente que fornece praticamente ferramentas para todos os tipos de tarefas gerenciais e de produtividade que você pode precisar. O Google Workspace tem uso gratuito por 14 dias e planos pagos para uso comercial. Visite a página do Google Workspace para ver todos os detalhes.

Como ser mais produtivo com agenda de papel?

Sim, agenda de papel ainda existe! E ela ainda é muito utilizada, não obstante haver tanta tecnologia disponível. A razão para isso é simples: carregar um pequeno livro consigo traz uma satisfação inigualável. Ainda mais, escrever à mão, com caneta ou lápis, produz uma sensação prazeirosa que não acontece quando utilizamos as pontas dos dedos para manusear o celular.

E mais ainda, as pessoas gostam de enfeitar a agenda das mais variadas formas, enfeitando-a do seu próprio jeito para dar uma cara única. Além disso, podemos usar canetas marca-texto com várias cores diferentes. E, para finalizar, uma vantagem insuperável: agenda não precisa de bateria e não precisa de Wifi!

Como ser mais produtivo – Livros sugeridos

Não há dúvidas de que os livros sobre produtividade são abundantes. Os livros podem oferecer não apenas ferramentas de produtividade, mas também histórias fantásticas, estudos e ideias que podem ajudá-lo a ser mais produtivo no trabalho e pessoalmente.

Então, eis logo a seguir 7 livros sobre produtividade que destacamos para você, dentre aqueles que consideramos ser os mais impactantes para ajudar aqueles que desejam alcançar a mais alta produtividade possível, seja trabalhando como funcionário para uma empresa, seja trabalhando por conta própria.

Trabalhe 4 horas por semana

Este livro dá orientação para um novo mundo que está sendo gestado, tanto para trabalhadores sobrecarregados quanto para empreendedores presos em suas empresas. O autor, Tim Ferriss, explica como ningém como seu chefe pode aprender a valorizar seu desempenho mais do que sua presença no trabalho.

Tim ensina como ser mais produtivo através de ferramentas, técnicas e dicas simples apenas usando a inteligência na hora de encarar tarefas simples no dia a dia, evitando erros que muita gente comete e que são fáceis de resolver. Dessa forma, o livro propõe 3 pilares na busca da produtividade.

Como ser mais produtivo trabalhando 4 horas por semana

  • Como ser produtivo e gerenciar outras pessoas sem estar no escritório.
  • O que as pessoas que evitaram o trabalho e o escritório precisam saber. Como cultivar a ignorância de coisas que não se quer saber
  • Como viver uma vida plena com menos horas de trabalho.

O Poder do Hábito

Não há como ser mais produtivo sem levar à sério os nossos hábitos. No livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, explica como os hábitos funcionam, como ser bem-sucedido e produtivo, como ser um bom pai e como se exercitar, tudo isso tendo como fim último alcançar resultados melhores em todas as áreas da vida.

Em outras palavras, os hábitos podem ter um efeito enorme em nosso bem-estar, produtividade, situação financeira e saúde a longo prazo. Embora possam não parecer importantes sozinhos, os hábitos formados ao longo do tempo podem ter um grande impacto.

Mais Rápido e Melhor

Algumas pessoas parecem ser capazes de mudar muito rapidamente, enquanto outras pessoas têm dificuldade em mudar. Este livro explica o porquê. Charles Duhigg escreveu outro livro, Mais Rápido e Melhor, que explica como algumas pessoas e empresas são tão eficientes. Existem 8 princípios que explicam essa produtividade.

O autor explica como todos podemos trabalhar com mais eficiência, como ser mais produtivo e realizar mais sem ter que desistir do que gostamos de fazer e ao mesmo tempo alcançar maior produtividade. Todos nós podemos ser bem sucedidos com menos estresse e esforço.

Alguns estudos mostraram que a produtividade nem sempre está relacionada a trabalhar mais horas em um dia, ou ser mais eficiente. Produtividade é sobre as escolhas que fazemos e quando fazemos cada coisa em seu devido momento. Em outras palavras, produtividade têm alta relação com usar bem o tempo.

Faça Tempo

John Zeratsky e Jake Knapp passaram muito tempo tentando ajudar as pessoas a usar sua energia, foco e tempo da melhor maneira possível. Eles reuniram as melhores estratégias em um plano diário de quatro etapas para que qualquer pessoa possa gerenciar melhor seu dia.

O livro Faça Tempo não oferece ideias malucas sobre como ser mais produtivo, como jogar fora o celular ou fechar todas as suas redes sociais de uma vez. Em vez disso, ele se concentra em etapas pequenas e alcançáveis ​​que podem ajudá-lo a melhorar sua produtividade pouco a pouco.

O guia de pequenas mudanças ajuda você a mudar pequenas coisas em sua vida, para que você possa se distrair menos, ser mais produtivo e se concentrar nas coisas importantes em sua vida ao montar uma escala de prioridades e colocar as coisas importantes e urgentes em primeiro lugar.

A Tríade do Tempo

O melhor especialista em gestão de tempo e produtividade do Brasil, Christian Barbosa, oferece neste livro uma solução para pessoas que querem ter uma vida mais equilibrada, focada em seus objetivos e sonhos. Para ele, equilíbrio e espírito calmo são as chaves para quem busca como ser mais produtivo.

Mais de 42.000 pessoas em todo o mundo foram entrevistadas e ele usou suas respostas para desenvolver um método de planejamento pessoal que o ajudará a fazer as coisas e manter tudo organizado.

Produtividade para quem quer mais tempo

Escrito por Gerônimo Theml, que conhece o segredo da produtividade, a missão desse livro é fazer você ter mais resultados sem trabalhar mais. Esse livro te ensina a criar tempo para fazer o que você precisa fazer e ainda conseguir cuidar de si mesmo. Aliás, não há como ser mais produtivo sem saúde em ordem.

Gerônimo consegue ensinar produtividade para quem realmente precisa dela. Para todas as pessoas que se pegam atordoadas com a própria vida e que querem estruturar seu dia a dia com resultados melhores, esse livro é perfeito na medida em que ele joga luz sobre o assunto e dá uma mão para quem se sente atolado de afazeres.

Como ser mais produtivo com SCRUM – Guia Prático

Em seu livro inaugural, J. J. Sutherland expôs a estrutura do Scrum, aplicada por quase todas as atuais líderes em tecnologia. Ele é um método de gerenciamento de projetos para impulsionar inovações rápidas mantendo o foco nos clientes e no aprimoramento contínuo.

O Scrum é a arma secreta por trás de algumas das empresas e dos colaboradores mais bem-sucedidos da atualidade, como Google, Facebook, Twitter, LinkedIn, Amazon e Apple. Ou seja, as Bigtechs são muito bem como ser mais produtivas, a começar do CEO até seus técnicos analistas de sistemas.

Considerações Finais

Ser mais produtivo passa por um senso de responsabilidade e também determinação. Ou seja, produtividade têm a ver com foco no objetivo, em perseguir a meta até atingí-la. Enfim, aqui cabem perguntas: o que você quer ser? O que você quer fazer? Quais alvos você quer alcançar? As respostas são um apoio importante para ser mais produtivo.

SAIBA MAIS

IPhone Lento – O que fazer?

Meu celular não segura carga – Soluções

Apps gratuitos para limpar celular

Enfim, conte nos comentários qual sua técnica ou ferramenta preferida de produtividade e qual dos livros você vai ler! E se tiver alguma outra dica ou sugestão de aplicativo que possa colaborar para aumentar a produtividade, então compartilhe também. Um abraço e até mais!

Continua Depois da Publicidade