IPhone Lento – O que fazer?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPhone lento, congelando ou parando de responder? Não se preocupe, pois mostraremos como corrigir isso neste artigo. Seu iPhone é a chave para se manter conectado (através das mídias sociais, FaceTime, e-mail, etc.), então, se ele começar a dar errado, grande parte da sua vida também parará.

Talvez você já tenha tentado de tudo para deixar o celular mais rápido, mas a maioria das pessoas não tentou as coisas mais importantes e por isso vamos lembrar algumas providências que você pode fazer agora para tentar resolver essa situação, antes mesmo de ir ao nosso guia de ajuda.

Em primeiro lugar, é praticamente obrigação de todos nós apagar aquilo que não serve mais. Com o passar do tempo, acumulamos tantas coisas no celular e esquecemos de fazer uma coisa tão simples: deletar. Quantas fotos e vídeos você já excluiu nos últimos dias?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em segundo lugar, desinstalar aplicativos que não estamos usando. Às vezes instalamos tantas coisas no celular que ele fica abarrotado de apps que não servem para nada. Pode ser que você tenha instalado alguns deles só para testar e depois esqueceu de remover.

E em terceiro lugar, um dos aplicativos que mais deixam o celular pesado é o Whatsapp. Todavia, isso é muito simples de resolver pois o próprio Whatsapp têm uma função para limpaz o espaço de armazenamento. Com isso, ele vai apagar todos os arquivos (fotos e vídeos) que você recebeu.

Finalmente, siga nosso guia passo a passo para fazer seu IPhone funcionar novamente quase que como novo, ou pelo menos parar de travar e abrir os apps com mais rapidez, sem engasgar tanto. Praticamente todas as dicas apresentadas são totalmente gratuitas.

IPhone Lento
IPhone Lento – Fonte: Canva + Google

IPhone Lento – Seis razões pelas quais seu iPhone pode estar travando

Primeiramente, existem bem mais que seis razões que podem fazer o seu iPhone ficar travando ou lento. Mas vamos enumerar apenas 6 pois essas são as razões mais frequentes. Talvez você já identifique em uma delas como sendo a causa do travamento de seu IPhone:

  • Seu iPhone precisa ser reiniciado.
  • Sua bateria pode estar fraca.
  • Seu iPhone pode ter travado.
  • Pode haver um problema com sua conexão wifi.
  • Pode haver um problema com o seu iOS.
  • Não há espaço suficiente em seu iPhone

O que fazer quando IPhone não liga ou está travando

Reinicializar o IPhone lento

Primeiramente você pode forçar uma reinicialização se o telefone não responder, travar ou se estiver demasiado lento. Isso ajudará a eliminar quaisquer erros que estejam causando o congelamento do telefone sem perder seus dados ou aplicativos. Mas faça isso da maneira correta.

Para reiniciar um iPhone 8 ou posterior (incluindo o iPhone SE 2ª geração)

  • Para começar, você deve pressionar e depois soltar rapidamente o botão de aumentar volume
  • Em seguida, pressiona e solta rapidamente o botão de reduzir volume, e logo após, aperte e mantenha pressionado o botão lateral
  • Quando o logotipo da Apple aparecer na tela, solte esse botão lateral e o telefone será reiniciado.

Forçando a reinicialização de um IPhone 7 ou IPhone 7 Plus

  • Primeiramente, pressione o botão de reduzir volume + o botão lateral.
  • Mantenha pressionado até aparecer o logotipo da Apple
  • Enfim, quando o logotipo aparecer, solte os botões

Como forçar para reiniciar um Iphone lento – IPhone 6s ou anterior

Você deve apenas pressionar juntos o botões Início + Lateral. Em alguns aparelhos, os botões podem estar identificados como Início + Superior). E depois disso, o logotipo da Apple deve aparecer e, em seguida, é só soltar os botões para a reinicialização do aparelho.

Carregar o IPhone

Se o iPhone travar e a bateria estiver fraca, carregar o telefone pode resolver o problema. A melhor maneira de fazer isso é conectar seu dispositivo a uma tomada usando um cabo de carregamento Lightning e um adaptador de energia da Apple.

Ou seja, permita que seu telefone carregue por uma hora ou mais. Em situações como essa, vale a pena considerar a possibilidade de adquirir um outro aparelho – ainda que seja mais simples e barato – para funcionar como um celular de reserva, isto é, de uso temporário.

Liberar espaço da memória de armazenamento

Se o seu iPhone estiver travando e você estiver recebendo mensagens de que não há armazenamento suficiente, tentar esse procedimento pode atenuar o problema ou até mesmo resolvê-lo definitivamente. A memória do telefone têm um limite – e obviamente não é infinito.

Vá para Configurações> Geral> Armazenamento do iPhone. Você verá uma lista de sugestões para liberar espaço, como excluir aplicativos que você não usa ou otimizar fotos. Você também verá uma lista de aplicativos e quanto espaço eles ocupam.

Então, basta fazer conforme as instruções na tela para fazer seu celular ganhar mais espaço livre de armazenamento ou – assim como já dissemos anteriormente – exclua alguns de seus aplicativos e documentos para aliviar a memória do IPhone.

Excluir aplicativo com mau funcionamento

Às vezes, a causa do IPhone lento ou travando não é propriamente do aparelho mas sim devido à um ou mais aplicativos que não funcionam direito, seja porque esses aplicativos não trabalham bem com o seu modelo de IPhone, ou porquê a qualidade desses apps simplesmente não é boa.

Como excluir apps

  • Toque e mantenha pressionado sobre o aplicativo que você quer apagar
  • Em seguida, irá surgir um menu com uma lista de opções. Escolha Remover Aplicativo e depois Excluir Aplicativo.
  • Por fim, toque em Excluir. Com isso, o app será apagado

Atualizar o sistema operacional do IPhone lento

Para atualizar seu sistema operacional, siga estas etapas: 1. Vá para Configurações > Geral > Atualização de software. 2. Baixe e instale todas as atualizações disponíveis. Isso por si só deve ser o suficiente para resolver boa parte dos problemas relacionados a lentidão do aparelho.

Voltar para as configurações originais de fábrica

Se mesmo com a atualização do sistema operacional o seu IPhone continua lento, então restaurar a configuração de fábrica pode ser a última alternativa que resta. Mas primeiramente faça um backup do seu aparelho pois todos os dados e arquivos do seu aparelho serão apagados.

Uma última coisa

Nem todo o celular fica lento com o passar do tempo. Isso significa que a causa do IPhone lento não é simplesmente o tempo de uso mas sim a manutenção do aparelho. E manutenção significa apagar periodicamente tudo aquilo que não serve mais. É uma questão de hábito.

Você também pode gostar de saber

Meu celular não segura carga – O que faço?

Aplicativos gratuitos para limpar celular

Um outro motivo bem comum e que, esse sim, pode ser a razão pela qual o IPhone fica lento após anos de uso é a bateria “viciada”, ou seja, a capacidade de carga da bateria vai diminuindo e isso é inevitável porque trata-se de um processo natural que atinge qualquer bateria.

Então, nesse caso poderá ser possível levar o IPhone para a assistência técnica e fazer a troca da bateria, evitando assim ter que investir mais na compra de um novo aparelho. Enfim, se você gostou dessas dicas então ajude-nos compartilhando esse artigo com os amigos Até à próxima!