Exemplos de tecnologia – O que todos devem saber

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem dúvida que as inovações tecnológicas mudaram a nossa maneira de viver a vida e pensando nisso vamos falar sobre 10 exemplos de tecnologia, em várias áreas do conhecimento humano. Ou seja, traremos neste artigo alguns exemplos onde a tecnologia está presente na vida de muitas pessoas.

Primeiramente, precisamos entender que tecnologia é simplesmente a forma ou o modo de fazer as coisas. Por exemplo, a invenção da escrita trouxe uma nova tecnologia de comunicação que é a própria escrita em si. Se antes os seres humanos comunicavam-se apenas de forma oral, com a escrita isso mudou.

O exemplos de tecnologia são praticamente incontáveis. Portanto, iremos enumerar somente alguns exemplos mais conhecidos e que já é possível ver quase todos os dias. Em outros casos, certas tecnologias não são ainda tão populares – principalmente aquelas que surgiram nos últimos 10 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, determinados tipos de tecnologia só chegam ao nosso país muito depois que surgem nos países mais desenvolvidos. Ou seja, uma determinada tecnologia inovadora que apareceu nos Estados Unidos muito provavelmente só chegará ao Brasil após alguns meses ou até anos.

A seguir, confira algumas das tecnologias que mais se destacaram nos últimos anos. Essa lista é apenas uma pequena amostra de algumas tecnologia que chamaram a nossa atenção pela surpreendente inovação. Só para exemplificar, podemos citar o caso do drone – que certamente fez um grande sucesso.

Exemplos de inovações tecnológicas

Bitcoin – Moedas digitais

Bitcoin é uma moeda digital que funciona através de uma tecnologia chamada de Blockchain. Blockchain é um banco de dados digital distribuído usando algoritmos de software para registrar históricos de transações de forma anônima e confiável. De maneira mais geral, poderíamos dizer que é um livro digital.

A tecnologia é necessária para que esses eventos sejam registrados entre várias partes, e as informações não podem ser alteradas uma vez inseridas. Essa tecnologia tem o potencial de ajudar a criar um comércio online seguro e autônomo, mais do que nunca. Certamente, é uma inovação promissora.

Energia Sustentável

Energia sustentável é o termo dado para a tecnologia capaz de gerar energia através de fontes sustentáveis, quer dizer, que se auto-renovam ou que possuem fontes inesgotáveis. É o caso, por exemplo, dos geradores de energia solar ou de energia eólica (através de ventos). Tais fontes, em tese, não têm fim.

Essa tecnologia pode proporcionar energia elétrica com custo muito reduzido, ou às vezes até próximo à zero. Isso é especialmente importante para populações de baixa renda, as quais poderão contar com fonte de energia barata e sem peso em seu orçamento. Além disso, promove a preservação da natureza.

Drones – Aeronaves portáteis

Os drones existem em variados tamanhos, alguns tão pequenos que cabem na palma da sua mão, enquanto outros são tão grandes que precisam de muito espaço para decolar, tal como um helicóptero. Alguns drones são controlados remotamente, enquanto outros modelos são até capazes de condução autônoma.

Entender como os drones podem afetar seus negócios é parte da preparação para o futuro. Eles são usados ​​para vigilância, esportes, filmes, entrega de produtos e pesquisas. É muito comum usar drones para fazer filmagens de passeios, excursões e percursos em paisagens diversas para registrar momentos especiais.

Impressão 3D

A impressão 3D é uma tecnologia que utiliza tintas inovadoras para criar objetos tridimensionais, baseados em modelos digitais. Diferentes materiais são colocados em camadas uns sobre os outros, para criar o objeto. Madeira, vidro e metais são alguns dos materiais que podem ser usados na impressão 3D.

Essa tecnologia pode ter a capacidade de transformar estabelecimentos pequenos ou profissionais autônomos que trabalham em sua própria casa em autênticas indústrias de produção. Por exemplo, alguém com determinado espaço em sua residência poderá ter uma impressora 3D criando objetos para venda no varejo.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é a capacidade introduzida nos sistemas de computadores de modo a possibilitar que estes computadores “aprendam”. No entanto, o que ocorre na verdade é que estes softwares (aplicativos) são dotados de certas instruções específicas que dão à esses aplicativos o potencial de se desenvolverem.

Em outras palavras, com a tecnologia da inteligência articial será possível que um sistema informatizado hospitalar, por exemplo, identifique que o paciente que acaba de dar entrada já esteve ali em outro momento no passado e, com base nisso, o aplicativo poderá fazer determinadas sugestões para esse paciente.

Um outro exemplo bem simples são os aplicativos que podem reconhecer os níveis de risco na hora de calcular o valor de um seguro para automóveis. Ou seja, esses aplicativos dotados de inteligência artificial irão avaliar as características do veículo, o histórico de segurança aonde ele circula e assim por diante.

Telas Flexíveis

Imagine você com um celular que pode ser enrolado como se fosse uma folha de papel? Pois essa é a inovação da tecnologia de telas flexíveis, que permite a construção de um tipo visor cuja consistência é flexível e mole o suficiente para que seja mobilizada de tal modo a ser possível transportar facilmente.

As telas flexíveis já estão chegando em alguns modelos de computadores e laptops. Depois disso, o próximo passo é entrar no mundo dos smartphones e tablets, e a partir daí os usuários desses aparelhos poderão ter telas grandes mas que poderão ser “enrolados” quando for necessário, reduzindo assim o espaço ocupado.

Internet das Coisas

Internet das coisas é uma tecnologia bastante interessante e que também poderia ser chamada de Internet Nas Coisas. Por exemplo, imagine uma geladeira que têm conexão com a Internet e um visor LCD. Então, ela poderia reconhecer que determinado alimento está faltando e então fazer a compra no mercado online.

Outro exemplo são os dispositivos para casas inteligentes. Só para exemplificar, imagine que você chega em casa e um sensor de presença identifica a sua entrada na residência. Depois disso, um aplicativo liga a luz da sala e, a depender da temperatura ambiente, liga também o ar condicionado no nível adequado.

Mais um exemplo do uso prática da Internet das Coisas é nos veículos. Então, um automóvel com GPS conectado à Internet pode identificar a melhor rota para chegar ao destino considerando o tráfego daquele momento, juntamente com a menor distância e, depois disso, fazer o cálculo da distância e do tempo gasto.

Realidade Aumentada

A realidade aumentada é a tecnologia capaz de dar uma visão mais ampliada da realidade de um determinado espaço ou objeto. Por exemplo, imagine uma montadora de veículos ou de aviões. Os funcionários poderão usar a tecnologia da realidade aumentada para “ver as peças” mais profundas e com mais nitidez.

Com a realidade aumentada será possível operar equipamentos que têm umgrande número de controles. Então, imagine o número de botões que existem em uma sala para controlar uma usina hidrelétrica. Com a realidade aumentada, esses inúmeros botões podem ser observados e usados de um modo mais simples.

Realidade Virtual

A realidade virtual provavelmente já é mais conhecida. Você já deve ter visto os “passeios virtuais” por ambientes decorados de imovéis à venda. Então, este é um dos exemplos da realidade virtual. Outro exemplo é o Google Maps e a possibilidade de visitar virtualmente praticamente qualquer lugar do mundo.

Mais um clássico exemplo da presença da realidade virtual é nos jogos. Essa tecnologia apareceu com força através dos óculos de realidade virtual, através dos quais o jogador é levado para dentro do cenário do jogo. Ainda mais, já vemos essa mesma tecnologia em simuladores de vôos ou para teste de motoristas.

Robótica

Através da tecnologia de robótica foi possível desenvolver certas tarefas e realizar atividades complexas de maneira mais simples e segura. Você já deve ter visto braços robotizados em montadoras de carros, fazendo a montagem das peças. Ou ainda, imagens de cirurgiões que operam seus pacientes remotamente.

Esses equipamentos robóticos deram aos seres humanos a capacidade para executar tarefas díficeis e que requerem alto nível de precisão com mais facilidade e menores riscos, contando que o operador desses equipamentos sejam devidamente treinados. Enfim, os robôs podem desempenhar diversas funções.

Alguns robôs têm maiores níveis de autonomia, como é o caso dos veículos autônomos. Através de softwares ou aplicativos, esse veículos podem deslocar-se de um ponto a outro através de um “programa de navegação”. Assim, ele administra a velocidade, evita obstáculos e, ainda mais, pode respeitar a sinalização.

Considerações Finais

Nós vimos através destes exemplos de tecnologia que as inovações não páram. Praticamente todo ano surge alguma coisa nova, e às vezes aparecem tecnologias tão surpreendentes que nos causa espanto. Toda inovação tecnológica têm como característica mudar a forma como atuamos nesse mundo, e até como o vemos.

VEJA TAMBÉM

Frases sobre tecnologia – as 20 mais compartilhadas

IPhone Lento – O que fazer?

Meu celular não segura carga – Veja como resolver

Diante disso, cabe-nos analisar se cada uma dessas tecnologias disponíveis podem beneficiar-nos em alguma coisa, bem como principalmente a maneira como devemos lidar com elas. Qualquer tecnologia pode trazer benefícios, a depender do uso que se faz delas. Um abraço e até à próxima!