Identidade Digital DNI – Baixe o app ainda hoje

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primordialmente, uma identidade digital é um documento nacional que combina registro de eleitor, certidões de nascimento e vários outros documentos em um só lugar.

Como qualquer app, a identidade digital também poderá ser baixada na Play Store (Android) e na App Store (iOS) e é aqui que você verá como fazer isso.

Neste artigo, vamos esclarecer tudo sobre identidade digital, saber o que é, como funciona, quem pode usá-la, os benefícios do uso da identidade digital e muito mais sobre o tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A digitalização de serviços e produtos tornou-se uma realidade em todo o Brasil, certamente.

Identidade Digital DNI
Identidade Digital DNI – Fonte: Google Images

O mesmo aconteceu com o governo federal, que desenvolveu um app para centralizar os principais documentos de todos os cidadãos.

Assim, o RG digital é mais uma etapa para diminuir a quantidade de papel na vida dos brasileiros.

Ou seja, é mais ou menos como aconteceu com os apps dos bancos.

Antigamente, tudo era feito pessoalmente nas agências bancárias; agora, não vamos ao banco mas sim usamos o o app.

Do mesmo modo, o RG digital abre caminho para mais segurança e rapidez na identificação do cidadão.

O que é uma identidade digital

Conforme dito acima, o DNI (Documento de Identidade Nacional), também conhecido como Identidade Digital, é um documento que reúne em um único app os principais documentos, como certidões de nascimento, título de eleitor, previdência, etc.

Cada usuário possui um código QR em sua conta para poder gerar autenticação para esses arquivos e evitar fraudes no sistema.

As identidades digitais ainda não podem substituir todos os arquivos pessoais, pois muitas organizações ainda exigem documentos separados.

Esta ferramenta está se tornando cada vez mais popular porque oferece aos usuários mais conveniência e comodidade ao dispensar da necessidade de carregar vários documentos em papel.

Como funciona a identidade digital?

Pense no RG digital como um documento comum. Ou seja, ele nada mais é do que o seu próprio documento de identidade mas que, ao invés de no papel, ele está “dentro” do seu celular. Em outras palavras, é uma representação digital do seu documento impresso em papel.

Primeiro, você precisa baixar o app diretamente da Play Store (Android) e App Store (iOS) e se inscrever com um leitor biométrico ou senha de 6 dígitos. Vale lembrar que a instalação é bem simples e muito parecida com a instalação de outro aplicativo qualquer. Ou seja, não têm mistério.

Após a conclusão do cadastro, caso ainda não tenha sido feito, o sistema avisará imediatamente o posto de identificação mais próximo de sua região para coletar dados biométricos e fotos. O sistema de autenticação online é bem intuitivo e sua tela é amigável para facilitar até mesmo as pessoas mais leigas.

Então, após executar todos esses procedimentos, um novo número é gerado com 9 dígitos, que é o DNI. Dessa forma, tal número representará a sua identificação oficial válida em todo o território brasileiro e aceito da mesma forma que o RG impresso. Seu novo documento poderá ser utilizado em qualquer ocasião.

Aliás, o documento digital vale igualmente à versão em papel e isso corresponde a dizer que você não precisa mais sentir-se obrigado a portar o documento em papel, embora isto não seja recomendável. Isso porquê o celular às vezes pode ficar sem bateria e então o RG no papel é a segurança para situações como essa.

NÃO FIQUE SEM SABER: Como fazer seu e-título de eleitor digital

Quem pode usar a DNI?

Todos os cidadãos que imprimem o seu documento de identificação em papel podem registar-se na plataforma.

Ou seja, você pode baixar o app bem rápido com seu ID no aparelho celular.

Em março, a nova identidade digital começou a ser lançada em todo o país, mas ainda não chegou a todas as regiões.

Antes de começar a fazer os procedimentos de instalação, você precisa verificar se o documento já está disponível na sua região e se o seu ID tem um código QR impresso nele.

No entanto, se estiver disponível em sua área, o cidadão deve primeiro se registrar no tribunal eleitoral para biometria.

Depois disso, deve-se baixar o app no telefone e fazer um pré-cadastro para solicitar um documento de identidade digital.

Ao final dessa sequência, basta ir ao posto de atendimento indicado pelo próprio app.

No ato do envio, todos os seus dados biométricos serão verificados por meio de análise digital, e algumas fotografias do solicitante também serão exigidas como documentação.

Depois que todos esses documentos forem confirmados, os cidadãos poderão instalar a identidade digital em seus telefones celulares.

Em quais Estados já posso baixar e utilizar as identidades digitais?

  • Distrito Federal;
  • Acre;
  • Maranhão;
  • Goiás;
  • Paraná;
  • Mato Grosso;
  • Ceará;
  • São Paulo;
  • Rio Grande do Sul.

Quais são as vantagens da identidade digital?

No entanto, além de facilitar as identificações digitais, o RG eletrônico também é mais seguro.

Todavia, para aumentar ainda mais a sua segurança, suas informações terão um sistema de criptografia.

Ainda mais, haverá também um código QR que é gerado a cada acesso a este app, informando a hora e a data de todas as informações de acesso.

Na verdade, essa modernização torna o risco de fraude dos documentos praticamente nulo.

Além disso, o tempo e a burocracia para emitir documentos estão diminuindo, economizando muito dinheiro para o país e seus cidadãos.

Do mesmo modo, você não corre mais o risco de perder o RG tão facilmente, afinal, ele agora está no seu celular.

Mas, se você perder o celular, basta apenas baixar o RG digital em outro aparelho.

Em quais ocasiões poderei usar a I.D?

Primordialmente, espera-se que as identidades digitais sejam usadas em todas as situações em que documentos em papel são aceitos no cotidiano.

Ainda mais, com a identidade digital você terá em um só lugar todos os outros documentos unidos sob um único número geral.

Ou seja, com um ID digital, você pode ter todos os seus outros números de documentos e exibi-los diretamente no app quando precisar deles.

Em outras palavras, serviços tais como cadastro em escritórios, bancos e diversos outros locais ficarão mais simples pois o ID (identidade digital) torna o processo mais fácil e prático.

Eleições municipais, estaduais e federais

Você pode usar sua identidade digital para votar nas eleições nacionais e municipais, assim como faria com um bilhete eletrônico, sem apresentar uma versão física do documento.

No entanto, também significa mais flexibilidade e menor perda de tempo, já que é um documento pouco usado e a falta é comum no dia da eleição.

Em outras palavras, deve-se apresentar o RG ao mesário no dia da eleição para identificar o eleitor.

Então, você agora só precisa apresentar o RG digital na tela do seu celular para exercer seu direito.

Documentação para viagens

Para viajar pelo Brasil ou MERCOSUL, não é necessário apresentar o passaporte, isto é, basta apresentar o RG digital.

Com este novo processo de identidade digital, a rotina de check-in de viagem será mais prático, rápido e seguro, pois a validação dos documentos é mais simples.

Finalmente, as identidades digitais vieram para ajudar a vida do brasileiro e retirar a complicação nas rotinas de identificação dos indivíduos.

Em síntese, o mundo caminha para reduzir o uso de papel em tudo que for possível.

Dessa forma, o RG digital vai nessa mesma linha como solução mais limpa e ecológica.

Enfim, faça hoje mesmo sua identidade digital e saia na frente nesse mundo novo.